
60 anos de Operação de Aviação

1960
Iniciamos a operação no Aeroporto de Itajaí com empresa Barbosa e Irmão Ltda, deixando de ser funcionário da Shell Brasil S/A no terminal de Abastecimentos para virar revendedor Aviação.
Curiosidades: Os primeiros caminhões de abastecimento eram ingleses, chamados de Bedford com o volante posicionado no lado direito e com capacidade para 4m³ somente Avgas (um compartimento para 130 octanas e outro para 96 octanas). A foto no site ilustra esse começo. Os aviões que faziam as rotas comerciais eram o DC3 e Curtiss, as Cias Aéreas eram: Varig, Cruzeiro, Real e Sadia.
1970
Passamos a operar em Navegantes após o fechamento do Aeroporto de Itajai. Novas aeronaves passam a fazer parte desse momento. Iniciamos a operação com Jet-A1 para atender agora ao Avro e YS11 com maior capacidade de transporte de passageiros (40 lugares em média).
Curiosidades: o Aeroporto de Navegantes continua a ser chamado de Itajaí o que gerou muita confusão entre os passageiros.
(assista ao vídeo com o documentário sobre esse momento no final da página)
1974
Iniciamos a operação no Aeroporto de Joinville enquanto o Aeroporto de Navegantes recebe a sua primeira reforma nas instalações e na pista de pouso.
Curiosidade: em 1977 o Aeroporto de Navegantes é reinaugurado com a presença do Presidente da República General Ernesto Geisel com o primeiro voo do Boeing 737 da Varig.
--
Nas próximas décadas a aviação tem o seu momento de expansão marcado pela presença de várias Companhias aéreas conhecidas, mas que atualmente já não existem mais ( Varig, Rio Sul, Vasp, Transbrasil).
1998
A TAM inicia sua operação em Navegantes, primeiro com o Fokker 50 e depois com o Fokker 100.
Curiosidade: em 2001 logo após o atentando de 11 de setembro a aviação passa por momentos difíceis da sua história. Com a redução do número de voos, as Cias passaram a operar no sistema de compartilhamento.
2002
Lançamos de forma pioneira no mercado a opção de abastecimento interno para empresas, aeródromos e helipontos compartilhados. As unidades Móveis de abastecimento, como denominamos essa modalidade, são hoje mais de 40 já instaladas, reforçando a parceria com o nossos clientes e a sinergia com as nossas operações em Aeroportos.
2004
Iniciamos a operação no Aeroporto do Bacacheri – totalizando 03 Revendas: Navegantes, Joinville e Curitiba. Esse é um aeroporto com características diferentes em razão de não existir voos Comerciais de Passageiros, com foco exclusivo para aviação de pequeno porte ( executiva, treinamento, etc.).
2008
Criamos a Cristaus Representações com foco na gestão das Unidades Móveis, principalmente na questão da manutenção desses equipamentos.
2013
Iniciamos as tratativas para a implantação de uma Revenda no aeroporto de Jaguaruna. Um aeroporto novo localizado no sul de SC administrado pela empresa RDL em parceria com o Governo do Estado. São 02 anos de negociação e construção do PAA (parque de abastecimento de aviação, denominação essa usada pela Distribuidora que representamos, a Shell).
2015
Começamos a operar no final do ano a Revenda de Jaguaruna, atendendo inicialmente os voos comerciais da Latam e em seguida Azul.
2016
Finalizamos a negociação com a Shell/Raízen para entrar na operação de Florianópolis, Aeroporto sobre o qual recai hoje uma expectativa alta de modernização em função da sua privatização. Os novos concessionários – Zurich Airport ou Floripa Airport, assumem no lugar da Infraero a partir de Janeiro de 2018.
2017
Estamos em Operação nos Aeroportos de Navegantes, Joinville, Bacacheri, Jaguaruna e Florianópolis, todos com a bandeira Shell Aviation.
2020
Começamos o ano operando apenas 3 localidades, Navegantes, Joinville e no Aeroporto do Bacacheri com a venda apenas de Lubrificantes.